Tromsø e as Auroras Boreais
Há uns tempos estava a contar a alguém que tinha decidido tirar um aninho pra viajar e fazer o que bem me apetecesse, e ele disse... AH, está a tirar um ano sabático :)
Ora pronto, como parece muito mais "put together" dizer ano sabático do que dizer que ando "viajar e descobrir-me" é assim que lhe vou chamar daqui para a frente.
Como já tinha dito num outro post, um dos meus grandes sonhos era ver as Auroras Boreais, e portanto foi uma das primeiras viagens que fiz neste meu ano sabático.
Tinha alguma urgência em realizar este meu sonho depois de ter lido um artigo que dizia que as auroras boreais são cíclicas e que variam conforme o ciclo solar de 11 anos. Quer dizer que durante 11 anos temos auroras boreais com bastante frequência e nos 11 anos seguintes andam mais apagadinhas! Neste momento já se atingiu o "pico" de intensidade do ciclo e estamos já a entrar na fase pouco activa do ciclo solar.. pelo que percebi 2017 é o último ano em que podemos as luzes com frequência...
Tromsø
Depois de falar com uns amigos sobre a minha vontade de ver as Auroras Boreais e sobre a minha urgência em faze-lo, o meu grupo inicial de 1 ( EU!) passou a um grupo de 5 :)
Tromsø, Noruega surgiu nas minhas pesquisas como o local mais apropriado pra ver as luzes do norte. É de fácil acesso, tem temperaturas bastante amenas, (se compararmos com outros sítios na mesma longitude), tem bastantes actividades para fazer durante o dia e mais importante, é um dos sítios com maior frequência do fenómeno e portanto, uma cidade onde temos grandes probabilidades de ver as luzes.
Alojamento e Transporte
Acho um pouco inútil dizer-vos que a Noruega é um país caro.Mas pronto... cá vai.. A Noruega é um país CARO!
Depois de muita pesquisa em sites como Booking.com decidimos que conseguíamos melhor se alugássemos um apartamento no Airbnb. Não foi nenhuma pechincha, mas nenhum de nós estava á espera de encontrar preços acessíveis no norte da Europa, principalmente numa cidade turística.
Chegámos a Tromsø num voo vindo de Estocolmo e logo fomos buscar o carro que decidimos alugar. É algo que aconselho vivamente a fazer! A cidade é pequena sim, mas um carro é muito útil quando queremos ir "caçar" as auroras boreais!
A chegar a Tromsø :) |
Actividades
Decidimos partir na nossa aventura Nórdica em Novembro. Ora Novembro... Inverno... NEVE! :D
Só que não :( Não sei o que é, aquecimento global ou não, mas posso dizer-vos fomos pra uma cidade que se encontra 300 km a norte do Círculo Árctico, e 1 - Não estava assim tanto frio. Já apanhei bem mais frio quando morava na região francesa do Franche-Comté. 2 - Não havia neve... O que por um lado foi muito bom, porque andamos mais descontraídos, e mesmo pra conduzir foi mais tranquilo. Mas por outro lado uma pessoa pensa, Noruega, Árctico, Polo Norte e há todo aquele cenário gelado que nos vem à cabeça! As actividades que fizemos reservámos tudo directamente em agências da cidade, mas actividades como o trenó com os Huskeys ou motas de neve convém reservar na internet com antecedência.
Tendo em conta a falta de neve tivemos que cancelar uma das actividades que já tínhamos reservado, um passeio de trenó puxado por huskies. Um passeio de mota de neve saiu também dos nossos planos. Ora... como ocupar os nossos dias em Tromsø?
- POLARIA
É o aquário mais setentrional do mundo, mas não é isso que o faz fantástico. Para alguém que já foi a outros aquários, mesmo o Sea Life no Porto, vai ficar desiludido. Tem poucos animais e vê-se em mais ou menos uma hora. É no entanto um lugar lúdico com alguns filmes sobre a vida marinha no polo norte, etc.
Hora da refeição das focas, com algum exercício à mistura. |
- SAFARI DE BALEIAS
Foi a minha actividade favorita, tirando as auroras boreais claro. Novembro foi o mês perfeito pra ver as baleias pois é a altura em que vêm para os fiords para acasalar e alimentar-se! Fomos uns sortudos e as baleias deram-nos um espectáculo incrível. Vimos orcas e baleias corcundas (humpback whales)
- FUNICULAR FJELLHEISEN
Este funicular leva-nos ao topo da montanha Storsteinen a 421m acima do nível da água do mar. Do topo tem-se uma vista incrível da ilha onde se situa Tromsø, Tromsøya, e todo o cenário envolvente.
Escusado será dizer que subimos de "dia" e que dali a uns minutos já estava de noite. Fomos numa altura em que amanhece as 9h00 e anoitece as 14h00.
Escusado será dizer que subimos de "dia" e que dali a uns minutos já estava de noite. Fomos numa altura em que amanhece as 9h00 e anoitece as 14h00.
- RENAS E CULTURA SAMI
Fomos visitar uma quinta de criação de renas que é detida pelo povo Sami. A maior parte do povo Sami está integrada na sociedade, veste-se à ocidental e tem empregos "normais", mas uma pequena percentagem ainda vive de modo tradicional.
Ouvimos histórias da cultura Sami e pudemos alimentar as renas.
No final foi-nos servido um estufado de rena.
- AURORA BOREALIS
E bom finalmente as tão aguardadas Auroras Boreais! Passamos 4 noites em Tromsø e tivemos a sorte de as ver em 2 noites. É uma sensação inexplicável... Andávamos sempre a olhar para o céu à espera de ver qualquer coisa, cada vez mais a perder a esperança de ver as auroras boreais e aceitar a realidade de que talvez não tivéssemos a sorte de as ver mas que tínhamos feito na mesma uma viagem fantástica e com experiências incríveis.
Depois de jantar, estávamos já a ir pro apartamento quando olhamos pró céu e desta vez
era mesmo uma aurora! Demos meia volta e fomos pra um lugar onde as pudéssemos ver bem sem a poluição luminosa da cidade.
Foi pena não termos máquinas fotográficas/skills fotográficos á altura das Auroras, mas felizmente a câmara do meu telemóvel não me deixou ficar mal!
Foi pena não termos máquinas fotográficas/skills fotográficos á altura das Auroras, mas felizmente a câmara do meu telemóvel não me deixou ficar mal!
Momento, OMG uma aurora? Uma AURORA! |
Conclusão: Se puderem, vão ver as Auroras Boreais este ano. É a experiência de uma vida!
Já agora, bom apetite!